Higiene Oral

A Clínica Santa Bárbara tem técnicos formados para higienizar os dentes, de modo a manter, despistar e preservar a sua saúde oral e assegurar uma melhor estética.

Tratamentos gerais facultados pela Clínica Santa Bárbara:

• - Manutenção e tratamento das gengivas
  • - Destartarização (limpeza)
  • - Aplicação de jato de Bicarbonato (para eliminar pigmentações)
  • - Alisamentos e Raspagens Radiculares
  • - Branqueamentos
  • - Diagnóstico
  • - Selantes de Fissuras
  • - Aplicação de Dessensibilizantes
  • - Aplicação de Moldeira de Flúor

Principais objectivos:

• - Prevenção das doenças orais
  • - Melhorar a estética dentária
  • - Manutenção de tratamentos efetuados (ex. implante, coroas, etc.)

Esmalte - a camada mais externa do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.

Dentina - camada situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos ligados diretamente à polpa do dente.

Polpa - tecido situado na raiz do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sanguíneos. Quando a cárie atinge essa área, pode provocar dor intensa.

A periodicidade deste tipo de consultas é de 3 a 6 meses, dependendo do nível de higiene oral conseguido em casa pelo paciente. No caso de reabilitações orais suportadas por implantes varia consoante a dimensão da reabilitação.

A higiene oral é tão importante em dentes como em implantes. As bactérias tem a capacidade de se acumular em torno dos implantes e levar ao aparecimento de infecções que podem comprometer a sua reabilitação. Assim, os implantes necessitam de uma cuidadosa higiene e conservação para assegurar a sua durabilidade e funcionamento a longo prazo.

Higienista Oral Drª. Bruna Pinto
Higiene Oral