Odontopediatria

A odontopediatria é a área que cuida da saúde oral de crianças e adolescentes. Porque os dentes de leite são tão importantes como os definitivos, as crianças merecem uma visita ao dentista logo após o aparecimento dos primeiros dentinhos (+/- aos 6 meses). A prevenção é a melhor forma de evitar doenças orais prematuras e a visita regular ao dentista, além de incentivar a prevenção e a higienização, permite que a criança se ambiente no consultório e considere as consultas como um procedimento normal, tornando num hábito o controlo da saúde oral.

As cáries são responsáveis por grandes e frequentes danos nos dentes de crianças e adolescentes, pelo que se recomenda a consulta dentária a cada seis meses. Desta forma, é possível detetar qualquer início de cárie e tratá-la de forma simples e sem a criança ficar traumatizada.

A equipa da Clínica Santa Bárbara tem, também, formação na área de Gestantes, estando a Saúde Oral da mãe em relação direta com a saúde bucal do bebé.

Quando devo levar os meus filhos ao dentista?
A primeira consulta de Medicina Dentária deve ser efetuada durante o primeiro ano de vida. Esta tem como objectivo a avaliação clínica da saúde oral do bebé, e dar a conhecer aos pais os cuidados de higiene oral e medidas de prevenção no campo da alimentação e no controlo de hábitos (sucção do dedo e chupeta).

Uma mulher grávida também pode ir ao Médico Dentista?
Os tratamentos dentários devem ser adiados numa mulher grávida, sobretudo no primeiro e terceiro trimestres de gravidez, salvo se se tratar de uma situação de urgência. Tal situação justifica-se não apenas devido ao feto mas também pelo desconforto que a posição durante a consulta exige à mãe.

No caso de ser necessário que o Médico Dentista intervenha em qualquer altura da gravidez, há procedimentos e medicamentos que se encontram devidamente comprovados pela evidência científica como sendo seguros. Existem inclusivamente determinados tipos de anestesia que são seguras quer para a mãe, quer para o feto, e que podem ser utilizadas sem risco para ambos.

Os tratamentos:

  • - Profilaxia com aplicação local de flúor e selantes de fissuras dentárias;
  • - Restaurações preventivas de cáries do esmalte com resinas.
Médica Dentista Drª. Marisa Martins
Odontopediatria
arrow_upward