Reabilitação a.t.m.

A Articulação Temporomandibular (ATM) é a articulação mais complexa do corpo, movimentando-se aproximadamente duas mil vezes ao dia, durante os movimentos de falar, mastigar, rir, deglutir, bocejar, etc. Quando existe alguma alteração nesta articulação, há o que chamamos de Disfunção Temporomandibular (DTM). A sintomatologia apresentada pelos pacientes é ampla, tal como, redução dos movimentos mandibulares, diminuição da função da ATM, presença de dor ou sensibilidade muscular à palpação, dor durante o movimento mandibular, dores faciais, cefaleia e ruídos articulares.
Estudos actuais referem que a prevalência de DTM é significativamente maior em mulheres, numa escala de 6:1, pensando-se que este facto se deve a uma maior absorção do stress emocional, o que acarreta uma diminuição do nível de tolerância fisiológica e aumento da hiperatividade muscular, produzindo desequilíbrios funcionais. Mulheres na faixa etária dos 15 aos 40 anos, são mais frequentemente afetadas por DTM.

Serviços:

A Fisioterapia na A.T.M., em conjunto com um tratamento multidisciplinar, proporciona um alívio das condições sintomatológicas do paciente, procurando restabelecer a função normal do aparelho mastigatório. Após avaliação e determinação dos sintomas limitantes de cada paciente, procede-se a um programa de tratamento específico, que engloba várias técnicas, com o objetivo de promover o alívio da dor e restaurar a função.

Dr. Rui Duarte
Reabilitação A.T.M.
arrow_upward