Terapia da fala

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Linguagem Oral

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Fala

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Mastigação

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Comunicação

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Interação Social

Consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

Os principais sinais
Uma criança que esteja a enfrentar dificuldades comunicativas, por qualquer que seja o motivo, pode estar a emitir esses sinais e mesmo debaixo do seu nariz! E não nos referimos apenas às crianças muito novas – por vezes também as mais velhas podem chegar a uma certa etapa da evolução comunicativa e simplesmente estagnar, ou seja, nem sempre acontece apenas na altura em que a pequenada aprende (ou devia de aprender!) a falar. Esteja atento às seguintes manifestações e se a criança em questão se encaixar em dois ou mais dos cenários ao lado apresentados, recomenda-se uma consulta com um terapeuta da fala.

Cédula profissional nº C-011859180.

  • Linguagem:
  • A criança tem 2 anos e ainda não fala? Ou diz apenas poucas palavras?
  • Parece não perceber o que as pessoas lhe estão a dizer?
  • Não responde ou responde inadequadamente ao que lhe é dito ou pedido?
  • É distraída, prestando pouca atenção àquilo que a rodeia?
  • A sua forma de comunicação resume-se a gestos?
  • Voz:
  • A criança tem uma voz rouca? Tem de se esforçar para falar?
  • Utiliza os gritos como forma de comunicação habitual?
  • A criança queixa-se de dores de garganta (que no fundo pode ser a garganta seca e áspera)?
  • Já foi “gozada” (pelos irmãos ou na escola) pela maneira como fala?
  • Articulação:
  • A criança pronuncia todos os sons e letras corretamente ou tem por hábito trocá-las?
  • A criança fala muito depressa ou atrapalha-se frequentemente quando está a conversar?
  • A criança fala pelo nariz?
  • Utilizou a chupeta até muito tarde? Ainda não a largou?
  • Gaguez:
  • A criança tem mais de 4 anos e já evidencia sinais claros de gaguez?
  • Quando fala, bloqueia ou repete muitas vezes as mesmas palavras?
  • A criança isola-se muito?
  • Considera que a criança tem medo ou vergonha de falar?
  • Mastigar e engolir:
  • A criança mastiga os alimentos de boca aberta?
  • Tem dificuldade em mastigar ou não consegue mastigar?
  • É frequente a criança babar ou engasgar-se com alimentos sólidos? E líquidos?
  • Ler e escrever:
  • A criança troca sons ou letras quando está a ler ou a escrever?
  • Não gosta de ler? Demora muito tempo a fazê-lo?
  • Não gosta de escrever?
  • A criança comete muitos erros quando lê ou escreve?
Mestre Sofia Balinha
  • Linguagem Oral

  • Voz

  • Mastigação

  • Linguagem Escrita

  • Articulação

  • Fluência(gaguez)

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