Oclusão e a.t.m.

A A.T.M. (Articulação temporomandibular) é a articulação que permite abrir e fechar a boca, movimentando-se durante a fala, a mastigação ou a ingestão.

A maior parte dos problemas da A.T.M. é causada pela excessiva utilização dos músculos, especificamente ao apertar os dentes de forma voluntária ou involuntária durante longos períodos do dia. Ao longo do tempo esta ação provoca cansaço nos músculos do maxilar e pode originar dentes gastos ou sensíveis, tecidos moles traumatizados, dores musculares e dores de cabeça.

Os principais sinais das disfunções da A.T.M. são: dor de ouvido sem infeção; dor no maxilar ao mastigar, trincar ou bocejar; um estalido ao abrir e/ou fechar a boca; dificuldade ao abrir e fechar a boca; e dentes sensíveis quando não existem problemas dentários.

O tratamento dos problemas da A.T.M. necessita de uma avaliação rigorosa do médico-dentista, sendo realizado, geralmente, com anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares ou dispositivos intra-orais. O recurso à fisioterapia, reeducação postural e massagens são, igualmente, tratamentos importantes.

Deslocamentos do disco articular
Estes deslocamentos podem ser acompanhados, entre outros sintomas, de estalos ou ruídos ao abrir e fechar a boca, travamentos no maxilar e dor aquando da movimentação.

Aparelhos ou placas oclusais
Aparelho em acrílico usado no maxilar superior ou no inferior com o objetivo de alcançar relaxamento muscular e atenuar a pressão na A.T.M.. Estes aparelhos proporcionam alívio nas dores musculares e articulares, permitindo reduzir os hábitos de ranger e apertar os dentes.

Médica Dentista Mestre Eduarda Faria
Oclusão e A.T.M.