Esmalte - a camada mais externa do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.
Dentina - camada situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos ligados diretamente à polpa do dente.
Polpa - tecido situado na raiz do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sanguíneos. Quando a cárie atinge essa área, pode provocar dor intensa.
A periodicidade deste tipo de consultas é de 3 a 6 meses, dependendo do nível de higiene oral conseguido em casa pelo paciente. No caso de reabilitações orais suportadas por implantes varia consoante a dimensão da reabilitação.
A higiene oral é tão importante em dentes como em implantes. As bactérias tem a capacidade de se acumular em torno dos implantes e levar ao aparecimento de infecções que podem comprometer a sua reabilitação. Assim, os implantes necessitam de uma cuidadosa higiene oral e conservação para assegurar a sua durabilidade e funcionamento a longo prazo.